Páginas

Hein?! Você ouve bem?

Ouvir é umas das atividades mais difíceis que temos atualmente. Somos treinados para falar. Nossa educação fortalece o imediatismo e quem tem muitas respostas é visto como o melhor. Então a gente sai por aí buscando todas as informações possíveis na vida para que possamos falar e falar sobre o que sabemos. Ou pensamos saber.

E como na vida, muitos dos problemas nas empresas são causados pela imensa dificuldade que temos para nos comunicar. E daí surge mais "retrabalho", estresse e confusão.

Na última sexta-feira, fui a cidade de Campina Verde para realizar uma palestra sobre o assunto com o psicólogo e amigo Leonardo Nogueira. Vão aí algumas dicas para quem quer ouvir melhor:

  • Coloque-se em frente ao interlocutor e olhe para ele quando você o ouve. Pare de digitar, ver TV ou qualquer outra coisa.
  • Ouça sem interromper, mesmo quando esteja em desacordo. Dê ao outro a oportunidade de se expressar até o fim.
  • Não prepare a resposta enquanto o outro fala. Daí surgem os desentendimentos, discussões inúteis, os diálogos de surdos.
  • Não antecipe o que o outro vai dizer, mesmo que tenha certeza do fim. A pessoa sente-se desrespeitada, desvalorizada, pode agredir e adeus comunicação eficiente. Um pouco de paciência nunca é demais.
  • Tome cuidado para que suas preocupações e preconceitos não se integrem na mensagem e criem em você o hábito da distorção.
  • Procure não se deixar levar pelas emoções, selecionando, isto é, ouvindo só o que lhe convém ou adaptando o que ouve as suas próprias conveniências.
  • Muitas vezes a aparência engana. Não julgue pelo modo de se vestir, de falar, pelas expressões, pelo “jeitão” do outro, se o que a pessoa tem a falar vale ou não ser ouvido. O que uma pessoa fala é importante para ela. Ultrapasse a casca.
É mais difícil do que parece né? Mas a gente consegue! O mais importante é ouvir com um propósito: o de compreender o outro.

* Agradecimento especial para a Prefeitura de Campina Verde e a AMVAP que organizaram o evento.

2 comentários:

Anônimo disse...

às vezes me vejo fazendo ao contrário de todas as dicas...srsrsrsrsrsr. Realmente temos que aprender a ESCUTAR!

Ana Angélica disse...

Amiga, amei o post! E como é difícil praticar a arte do "saber ouvir"... Parabéns pelo Blog! Bjão, Ana Angel.