Páginas

ABBA de lá e Aba de cá



Nesse último final de semana tive a oportunidade de participar de um espetáculo: O musical ABBA de lá e Aba de cá.

Foi uma experiência incrível, tanto pelo prazer que a dança é capaz de gerar (para quem está no palco e para quem assiste) quanto pelo que é possível aprender durante um projeto como este.

Existem muitas semelhanças entre a dança e a gestão de empresas. Para dançar é preciso antes de tudo vontade. Para gerir também. Ninguém consegue fazer um bom gerenciamento de sua carreira se não estiver disposto e envolvido.

Para dançar é preciso ter entrosamento. Não dá para alinhar todo um elenco (ou uma equipe) sem muitos ensaios, repetições e paciência. A coreografia está limpa, mas não combina com a iluminação. A iluminação está alinhada, mas o figurino precisa de ajustes. A música é linda, mas ao vivo não pode ser cantada do mesmo modo como foi usada nos ensaios. Nas empresas: A equipe de vendas está animada, mas falta recursos para investir em comunicação. Os clientes querem comprar, mas a produção não consegue entregar. Os atendimentos combinam um prazo, mas a criação precisa de mais tempo para criar.

Entrosamento faz toda a diferença.






Para dançar é preciso tempo. Não dá para alcançar o sucesso sem que o espetáculo amadureça, ganhe força, brilho. Com a carreira também é assim, tem sucesso quem sabe se relacionar e esperar o tempo necessário de maturação dos frutos.

Alguma renúncia sempre será exigida na dança: renúncia ao bolo de chocolate; aos finais de semana livres; à ausência de dores. Nas empresas, ou nos estudos, as renúncias também serão exigidas. Aprender dá trabalho, construir dá trabalho, trabalhar dá trabalho. E que bom, a vida seria muito chata sem o trabalho para nos fazer crescer em qualquer nível.

O que acontece depois? A realização. A platéia lotada, sorrindo, aplaudindo de pé. O reconhecimento pelo trabalho, os lucros crescendo, o sentimento de que valeu a pena.

E sim, dá para fazer tudo isso com um enorme prazer. Com a alegria de quem escolheu ser o que é, mesmo em atividades bastante distintas, ou quem sabe, quase idênticas. 

Fica aqui o meu agradecimento especial à Cia Bittencourt e à Bailar que me proporcionaram a oportunidade de ser executiva no palco e bailarina na vida.

:)




A Sinopse:

De lá, grandes representantes do pop internacional. De cá, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Universos que se entrelaçam tendo  o corpo como guia. A partir de canções que desvelam histórias, o espetáculo reúne em dois atos alguns dos mais relevantes sucessos do grupo sueco ABBA, com a mineiridade do SPC e Alexandre Pires. Numa mistura aparentemente impensável, presenteia o público com duas histórias entremeadas por música e dança. Da combinação de estilos que vem de lá e de cá, origina-se um composto eclético, único, tendo o amor como fio condutor.  Assim, o espetáculo se deixa levar pela infinidade de nuances desse sentimento: seja ele o amor puro dos enamorados ou o amor malandro daqueles que querem apenas diversão a dois.


“ABBA DE LÁ” foi livremente baseada no enredo do musical de maior sucesso de todos os tempos, “Mamma Mia”, que se apropria das canções do grupo ABBA para contar a saga de uma garota e sua busca por seu verdadeiro pai. “ABA de cá” é o resultado de uma criação coletiva inspirada em situações típicas do universo boêmio e galante do samba.

Das batidas eletrônicas da discoteca dos anos 70 ao contagiante gingado do samba contemporâneo, “ABBA DE LÁ e ABA DE CÁ” traz ao palco duas tramas leves e divertidas, embaladas por canções cheias de energia. Além de tudo é também uma homenagem àquele que tão brilhantemente representa nosso povo e nossa música, o cantor e compositor mineiro Alexandre Pires.

Ah! E teve agradecimento especial do homenageado Alexandre Pires. Olha que legal!



Um comentário:

Analu Ribeiro disse...

Ah que bom que você voltou a postar. Estava com saudades do seus textos!! Eu tive a oportunidade de assistir a apresentação do espetáculo, e que espetáculo. Estão todos de parabéns, texto excelente, figurino,musica, tudo muito bem feito. E como sou sua fã assumida, não posso deixar de elogiar a tia, estava maravilhosa!! Dança muitooooo bem. Parabéns tia Tati.:)

PS: Não some.