Páginas

A Independência

Essa semana estou em São Paulo para visitar minha irmã e descansar um pouco. Ela se mudou há um ano e meio para estudar e como todo mundo, passou pelas dificuldades de se tornar adulta. Lavar roupa, limpar a casa, aprender a se relacionar com novas pessoas, se adaptar a lugares estranhos, administrar o próprio dinheiro e por aí vai, uma infinidade de novas decisões para serem tomadas.

Tati e Carol

Ser independente é algo com que sonhamos muito, especialmente na adolescência. Eu achava que com 18 anos já poderia fazer tudo o que quisesse... rsrs. O tempo passa e descobrimos que é na verdade um processo, uma construção. A parte mais engraçada da história é que a gente começa a se divertir com coisas que antes eram impossíveis. Sabe aqueles pedidos de mãe? "Lava a louça? Arruma o armário? Vá ao supermercado para a mamãe?" Tudo isso é muito chato até que você vira a dona da casa e começa a achar uma beleza fazer faxina com o som alto.

É minha gente, nunca imaginei que iria tomar café com minha mãe e irmã e o assunto principal seria como organizar a geladeira. E viver essa experiência me fez perceber que na profissão é a mesma coisa. Leva tempo para ser independente, e nem sempre vamos fazer só o que gostamos.

Crescer é uma questão de escolha. Sempre escuto profissionais reclamando da falta de oportunidade, mas creio que para quem tem vontade de amadurecer a vida sempre ajuda. Minha irmã quis tanto ser naturóloga que em pouco mais de um mês mudou toda sua vida por isso. Não foi simples, deu muito trabalho, mas a escolha dela fez a diferença e mesmo com todos os obstáculos ela está realizando seu sonho.

Então, para quem está louco por uma oportunidade de crescer na vida vão aí algumas dicas:

Escolha. Coragem! Decida crescer e assuma a responsabilidade por suas escolhas.
Trabalhe. Cuide melhor das suas atividades, faça seu trabalho com qualidade, independente da posição em que se encontra na empresa hoje.
Observe. Quem são as pessoas com as quais você convive profissionalmente? Essas pessoas estão crescendo? São positivas, dispostas, responsáveis? Fique sempre próximo de bons exemplos e de pessoas que realizam seus sonhos e tome cuidado com quem reclama demais.
Seja humilde. Vão aparecer tarefas chatas, que não fazem parte da sua função e de última hora. Faz parte, aceite, mesmo com raiva do seu chefe, muitas dessas tarefas são ótimas oportunidades de aprender alguma coisa nova ou de se tornar um ser humano mais humilde.
Respire. É importante.

Enfim, somos nós que convivemos com as nossas escolhas, então é bom que elas nos façam crescer.

Querida, estou orgulhosa de você. Parabéns pela coragem de escolher ser quem você quer ser.

5 comentários:

Carolina Afonso disse...

Tati, adorei o texto e a foto. Tenho certeza que você se tornou uma independente e tanto, linda e caprichosa, organizada e responsável. Agora, conhecendo a Carol, tenho certeza que ela também está no mesmo caminho. Beijo grande pras duas.

Anônimo disse...

Que lindooooo....eu amei seu texto!!!
è uma honra pra mim poder dividir momentos de crescimento tão importantes na minha vida!!!

Te Amo demais :)

Renan Castro disse...

Me identifiquei com os acontecimentos, pois assim que me mudei pra Uberlândia pra estudar passei por coisas semelhantes.

Apesar de não tão distante dos pais e eles ainda continuarem pagando boa parte das minhas contas, acredito que todo mundo um dia deveria passar por essa fase em algum momento da vida.

Seja a idade que for, uma hora teremos que mexer com conta bancária, documentos burocrátios e os afazeres domésticos. E mais do que nos fazer crescer pessoalmente e dar novos valores, começamos a enxergar as coisas de uma forma diferente!

Felizes as pessoas que percebem isto =)

Dani Oliveira disse...

Bom, eu já estou numa fase um pouco além dessa. Antes minhas contas se limitavam a roupas, lanche na faculdade e passeios com o namorado, mas agora a planilha do excele cresceu: financiamento de casa, supermercado, farmácia, água, luz, faxineira, internet, plano de saúde, lanvandeira, eletricista, piscineiro, enfim, a responsabilidade cresce quando queremos queremos ser "independentes".
A casa dos pais é boa (ohhhh se é), mas você ter o controle da sua vida (com responsabilidade) é melhor ainda. Mas entenda uma coisa: ser independente é ser independente de verdade. Não só nas coisas boas, mas nas ruins também.

Muito sábias as suas dicas Tati, principalmente quando nos sentimos felizes no que fazemos e onde estamos =)))

Analu Ribeiro disse...

Eu precisava ler algo assim agora... Vim ao lugar certo. Obrigada Tia Tati :)